ZE FUCIM

More About This Title ZE FUCIM

English

Brazilian Mutt Teaches Citizenship - This is Ze Fucim

Ze Fucim is a stray dog that came to life through the words, imagination and ideais of the brazilian resident in london, Bibiano Alex Rocha. Together with his other dog friends, the canine hero participates in adventures that have a powerful message of change and justice in the world, all through the exercise of citizenship. the adventures of this animal has everything to be successful with children and adults. it all began when Bibiano wondered about the fact that, in Portuguese, it's common to use the word "dog" to offend anyone. more info go to web...

English

Estudante da Teoria Zé Fucim, Bibiano Alex Rocha é mineiro nascido em Manhuaçu (a cidade que já foi um país, em 1896), escritor e palestrante. Foi um revolucionário do Movimento Cívico dos Policiais Militares Mineiros em 1997 (um dos precursores da época – Jornal Estado de Minas, 12/06/97). Publicou pela Scortecci o livro Nos Bastidores da PM – O efeito de um ideal, em 2006.

Além da formação em Direito, é Membro da União Brasileira dos Escritores (UBE), possui Curso de Capacitação e Coordenação em Gestão de Políticas Públicas Culturais. Tem seu nome registrado numa cápsula do tempo depositada no jardim do Palácio da Cultura de Manhuaçu, por ter descoberto, na ocasião, a foto panorâmica mais antiga de Manhuaçu em uma cidade do Sul de Minas.

Trabalhou como assessor parlamentar no Legislativo Mineiro e na Câmara Federal em prol dos “Filhos de Minas”.

Ator voluntário no filme “Sonhos Reais” e idealizador do projeto “Um Conto de Pilão de Réis”.

Saiba mais:

Em 2006, Bibiano lançou o livro “Nos bastidores da PM – A história de um
ideal” (editora Scortecci). Foi o precursor de uma fase de lançamentos de várias obras em Manhuaçu. Com base na história, foi convidado por várias escolas e entidades. Ministrou palestra sobre a narrativa de episódios da região, como a República de Serafim Tibúrcio, a Guerrilha do Caparaó e o movimento reivindicatório da Polícia Militar – do qual participou ativamente. Ele conta que Zé Fucim é um cachorro vira-lata. “Na minha concepção o brasileiro teria que ser representado por um cachorro vira-lata, porque o vira-lata é uma mistura de várias raças.
Simplesmente é uma analogia com o brasileiro, no melhor dos sentidos de comparar com a miscigenação que compõem o nosso povo”. Outro aspecto que ajudou a definir o personagem foi a presença dos cães em todos os ambientes: “Você vê cachorro no colo da madame, mas também do lado do mendigo. Os valores nobres de fidelidade, amor e companheirismo estão presentes no comportamento do cachorro. Esses pontos ajudam a entender o personagem”, afirmou. O Zé Fucim é uma maneira divertida e mais dinâmica de mostrar os valores e passar uma mensagem cidadã. A história que abordo nesse novo livro mostra a força da mobilização, a importância do respeito e a liberdade. “É uma aula de cidadania.”
Zé Fucim vai fazer o trabalho de repolitização através da conscientização. “É o novo revolucionário. O revolucionário do bem.
Eu tenho todo um carinho pelo personagem. No livro, mostro sua trajetória. Tudo começa em Manhuaçu e aproveita essa carga de história e cultura que temos que valorizar.”

Zé Fucim
Bibiano Alex Rocha
Scortecci / UBE
Literatura
Infanto-juvenil
ISBN 978-85-366-1669-8
Formato 14 X 21 cm
152
páginas
1ª edição – 2009

Nos Bastidores da PM – O Efeito de um Ideal de Bibiano Alex Rocha

O livro narra um acontecimento histórico ocorrido no País, iniciado em Minas Gerais, para então se espalhar pelos demais Estados do Brasil. A obra traz um panorama que nos permite entender a participação decisiva dos milicianos na trajetória de Minas e do País. Mostrando a garra e a disposição do povo mineiro, quando se trata de mudanças e necessidades históricas de suas vidas. O objetivo da obra é apresentar uma visão dos acontecimentos sob a ótica de quem vivenciou o Movimento e, alimentar com fatos históricos, os estudos de todas as pessoas que se interessem em conhecer faces desta história.

A descrição de fatos reais permite-nos entender melhor a identidade e o processo evolutivo do nosso autor. Por esse motivo escreveu o livro sobre o Movimento dos Policiais Militares de 1997 e nos capítulos introdutórios aborda as grandes revoluções históricas que ocorreram em Minas, como a Inconfidência Mineira, República de Manhuaçu (1896), Guerrilha do Caparaó (um trecho da história pouco lembrado, no entanto no mês de maio/2006 um documentário feito sobre a guerrilha ganhou destaque nacional), a fim de justificar a Mineiridade presente em todos os ideais de luta por justiça e democracia, e o porquê de Minas ter sido o palco da primeira reivindicação dos Policiais.

Bibiano Alex Rocha mineiro, natural de Manhuaçu, entrou para a Policia Militar por pura paixão, onde conquistou uma ficha coroada de elogios. Foi o primeiro militar da atividade operacional a manifestar sua indignação com o descaso aos profissionais de Segurança Pública (em uma matéria feita pelo jornal Estado de Minas, em 05/05/97, quase dois anos antes do Movimento Reivindicatório dos praças da PM).

Por hombridade, no mesmo dia apresentou-se ao Comando Geral da PM para dar ciência e alerta sobre os problemas vividos pelos milicianos. Antes de eclodir o movimento, foi punido e transferido.
Após o movimento, novamente começaram as perseguições com seguidas transferências para diversas cidades distantes de sua região.

Serviços:
Título: Nos bastidores de PM – O efeito de um ideal
Autor: Bibiano Alex Rocha
Scortecci Editora – 14×21 cm – 248 páginas – ISBN 85-366-0617-7

1ª edição – 2006

English

O Zé Fucim e sua turma são frutos das contribuições de diversas almas luminares que passaram pelo nosso planeta nos ensinando as mais sublimes e mais nobres lições cidadãs.

Você é um CACHORRO!

É uma ofensa ou é um elogio chamar alguém de Cachorro?!

Leiam a história do Zé Fucim e tirem suas próprias conclusões

É sabido que a Disney criou o personagem Zé Carioca para tentar simbolizar a essência do brasileiro… Agora, um cachorro vira-lata e sua turma são os mais novos revolucionários para um mundo melhor.

Conheça o Fucim, Zé Fucim.

Zé Fucim é um revolucionário cão vira-lata!!!…
Sua aventura é Global!!!…
Seu Super-Poder é o Conhecimento através dos Livros!!!…
Sua “Revolução”, seu nome diz tudo: Zé (Comum do Povo) Fucim (Forças Unidas Contra as Injustiças no Mundo)!!!…
Sejamos, Todos, FUCIM!!!…
loading